Paginas

Seja bem vindo!

O BLOG DE SEGURANÇA É O NOSSO ESPAÇO PARA PODERMOS APRESENTAR CONTEÚDOS DIRECIONADOS, DIRETA OU INDIRETAMENTE, COM A VIDA PREVENCIONISTA. FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR, MANDAR CRÍTICAS E SUGESTÕES.

sábado, 10 de abril de 2010

Um caminho novo para Ergonomia

     A Ergonomia é um processo complexo que em última análise vai se preocupar com a qualidade de vida do trabalhador tanto em seu ambiente de trabalho quanto em seu cotidiano. Esta relação está além de uma visão superficial, e sim se aprofunda em detalhes que podem fazer toda a diferença. Não apenas em se preocupar se uma cadeira esta ergonomicamente perfeita para aquele trabalhador, mas sim também se o trabalhador se sente bem usufruindo daquele objeto.

     Ao passo que a Ergonomia vai tateando a vida laboral e pessoal do trabalhador, também há preocupação com o ambiente laboral, ou seja, as condições adequadas no espaço físico, moral e psicológico de um ambiente qualquer, onde há trabalhadores. Este é um ponto-chave, pois o ambiente possui sua própria qualidade e a isso se deve ficar atento, pois um ambiente com uma qualidade ruim gera uma série de conseqüências prejudiciais não só ao trabalhador, mas também a empresa. Uma ação gera uma reação obrigatoriamente, ou seja, se estamos falando de um ambiente de trabalho com condições inadequadas, teremos, por conseguinte trabalhadores com indisposição mental, má vontade, mau-humor, estresse, até mesmo poderá sintomatizar doenças que justifiquem sua ausência no trabalho.

     Voltando ainda ao trabalhador, temos dois fatores de suma importância, assim como o ambiente laboral, sendo eles suas limitações físicas e psicológicas:

a)Limitação Física: A limitação física é o cansaço ou fadiga extrema que um trabalhador pode sentir. Ela pode ser causada por alguns aspectos, sendo eles excesso de trabalho, com jornadas acima da permitida por lei, carregar peso extremo e realizar muitas atividades ao longo de um dia. Além disso temos o velho problema com as folgas. Por lei as folgas serão dadas no máximo em 10 dias, não podendo ultrapassar o limite de 11 dias, porém o que acontece é que se dividimos o mês em 10, temos apenas 3 folgas, o que pode causar um desgaste físico extremo, além disso, temos o cansaço mental.

b) Limitação Psicológica: A nossa mente pode ser uma ferramenta espetacular quando se está em perfeitas condições, porém o que ocorre em geral nos ambiente laborais é justamente ao contrário. A psique tende a sofrer desgastes contínuos quando se está sob estresse, tendo como adição ainda o fato de não ter folgas Periódicas em curto espaço de tempo. Outro fator é dos colegas de trabalho, que por algum motivo ou razão, não agem com profissionalidade, causando estresse em si mesmo ou outros funcionários, ou mesmo por problemas em seu ambiente familiar.

     Um ambiente ergonômico eficaz é aquele que com eficiência produz resultados, sem estresse ou complicações físicas. Para isso deve-se fazer um trabalho de implementação de uma gestão ergonômica bem feita, com um processo contínuo de manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário