Paginas

Seja bem vindo!

O BLOG DE SEGURANÇA É O NOSSO ESPAÇO PARA PODERMOS APRESENTAR CONTEÚDOS DIRECIONADOS, DIRETA OU INDIRETAMENTE, COM A VIDA PREVENCIONISTA. FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR, MANDAR CRÍTICAS E SUGESTÕES.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Prevenção e Combate a Incêndio


O que significa a palavra incêndio? E suas conseqüências? Como acontece?Por que se preocupar?


Normalmente são perguntas pouco comuns para a população, porém se caso acontecer um incêndio, o que vocês, trabalhadores ou não, fariam?

O incêndio é basicamente uma situação, seja ela no início, meio ou final. É um ambiente, local, objeto ou pessoa que esteja sendo atingido ou pegando fogo. Simples pode parecer, porém devemos ter atenção máxima para o fogo. Nos dias atuais as preocupações devem ser aumentadas a cada momento com o fogo, cujo poder de destruição ultrapassa o que pensamos ocorrer. Prevenir se torna palavra chave para empresas e pessoas que querem estar um passo à frente. Ai entra mais uma pergunta. Como prevenir?Veremos como tudo isso funciona.

Primeiramente vamos teorizar certos aspectos para que possamos entender mais sobre este que pode causar tanta destruição.

Perigo


O perigo é um estado ou situação que inspira cuidados e que pode produzir danos, ou seja, um conjunto de circunstancias que tem o potencial de causar lesão ou até mesmo a morte. Pode ser um agente químico, biológico ou físico.

Risco


O risco é definido como a possibilidade ou probabilidade de perigo. Ao falarmos de risco, falamos de um resultado medido do efeito potencial do perigo. É uma situação que prenuncia um mal para alguém ou alguma coisa.

Segurança


Aquilo que está livre de risco ou de perigo. Não existe segurança total, há sempre a possibilidade, por menor que seja de falha do sistema, além do fato de todo sistema de melhoria de segurança apresentar um determinado custo.

Química do Fogo

A química do fogo se subdivide em combustível; comburente; agente ígneo e reação em cadeia.

O combustível é tudo aquilo que alimenta o fogo e com facilidade se propaga. Pode ser líquido, sólido ou gasoso. Em ultima análise é tudo que possa ser utilizado para produzir combustão, ou seja, tudo que possa queimar.


O comburente é o alimento da combustão. Para pegar fogo, basta ter uma porcentagem de 16% de oxigênio. O ar que respiramos tem 21%. Com pouco oxigênio, o fogo fica sem chamas, quando tem, fica em abundância.


O agente ígneo é o elemento que da inicio ao fogo, fornecendo calor para a reação de combustão. Uma chama, centelha, brasa são exemplos.


A reação em cadeia são seqüências de reações em que um dos reagentes é produto de cada reação, enfim, é o elemento que garante a continuidade da combustão.

Causas e Riscos

O que causa um incêndio? Partindo do principio onde lidamos com inúmeros fatores, as causas podem se dividir em:

Naturais: Consiste em causa de incêndio onde o homem não tem participação, tais como raios, vulcões.

Acidentais: Em que haja eminência de acidente, tais como chama exposta, fios desencapados, eletricidade mal reparada.


Criminosa: Sendo estes incêndios propositais e/ou criminosos, tais como queima de arquivos, inveja, vingança.

Essas causas tem uma certa freqüência quando há comportamento de risco, que seria um conjuntos de atos cometidos pelo ser humano, por imprudência, imperícia ou negligencia, venha desencadear a ocorrência de um incêndio.

É de suma importância que o indivíduo saiba identificar tais riscos e em caso de incêndio suas causalidades. Instalações improvisadas, fenômenos termelétricos e falta de manutenção são alguns riscos importantes para se detectar, e principalmente saber preveni-los.

O fogo tem sido estudando constantemente, e com isso foi subdividido em quatro classes, o que chamamos de Classes do Fogo.

Classe A: É todo material em que deixe resíduo ao queimar, e de fácil combustão, tais como papel, madeira, tecidos.

Classe B: É o que não deixa resíduos por serem líquidos inflamáveis e queimam apenas em sua superfície, tais como gasolina, diesel, álcool.

Classe C: Todo equipamento eletrônico, energizados, como computadores, transformadores.

Classe D: Elementos pirofóricos, metais ou ligas metálicas, tais como titânio, magnésio.


A importância de se saber reconhecer uma classe de fogo é justamente o momento em que a pessoa irá chamar os bombeiros, pois de posse deste conhecimento, facilita e agiliza o trabalho desenvolvido pelos bombeiros e até mesmo para receber instruções dos mesmo, afim de salvar vidas que potencialmente possam estar em risco.

Para se combater a essas classes de fogo, há maneiras corretas. Há os métodos de extintores que se dividem em três.


 - Resfriamento, que seria a retirada do calor, jogando água, como o jato de agua no fogo.


-  Abafamento, sendo a retirada do oxigênio, ou seja, do comburente.


-  Isolamento, quando se retira o combustível, podendo ser a remoção de uma mobília por exemplo.

Há os agentes extintores, que se dividem de acordo com as classes do fogo. Sendo eles:

Água pressurizada – é eficiente em fogo classe A, que seria a água contendo pressurizado o gás carbônico ou nitrogênio.  
Pó Químico Seco – utilizado em fogo de classe B. Ele essencialmente deixa uma camada que retira o oxigênio, ou seja, eliminando o fogo. Este pode ser usado em classe C, porém o equipamento não será mais utilizável.  
Gás Carbônico – usado em aparelhos eletrônicos onde sua química não deixa camada, portanto não danificando o aparelho. Pode ser usado em baterias em CPD.  
Por último o extintor especial, onde é usado em classe D, tais como cal virgem, areia.

    Saídas de Emergência

    As saídas de emergência é um mecanismo de extrema utilidade em casos de incêndios. Pois ela será, dependendo, a única maneira de sair do local.A saída de emergência tem três componentes principais:


    1. Acessos ou rotas de saída horizontal: que são corredores ou qualquer tipo de acesso.
    2. Escadas, rampas ou elevadores de emergência: que compõem as rotas de saída vertical.
    3. Descarga: que conduz as pessoas ao exterior da edificação.


    Considerações Finais


    Concluímos, pois, neste estudo, que combater ao incêndio começa a partir da prevenção do mesmo. Uma boa edificação tem de ter mecanismos de defesas contra o fogo e incêndio, e maneiras de controlá-lo em caso de ocorrência. E, além disso, um bom treinamento a todos os funcionários é de grande importância, pois sem o conhecimento não é possível utilizar todos esses mecanismos corretamente. O principal é resguardar a vida humana. Esse é o principal elemento, que define a própria prevenção.

    2 comentários:

    1. SAIDAS DE ENERGÊNCIA Não e acomselhado usar o elevado pois ira ter mais panico e podera ter um enfarto,por isso dessa sempre pelas escadas do lado direito se for pópssivel agachados,deixando o lado esquerdo liver pra o sos subir rapidamente.

      ResponderExcluir