Paginas

Seja bem vindo!

O BLOG DE SEGURANÇA É O NOSSO ESPAÇO PARA PODERMOS APRESENTAR CONTEÚDOS DIRECIONADOS, DIRETA OU INDIRETAMENTE, COM A VIDA PREVENCIONISTA. FIQUE A VONTADE PARA COMENTAR, MANDAR CRÍTICAS E SUGESTÕES.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Estágio - Parte I

       Olá caros amigos prevencionistas.


     Esta postagem tem um direcionamento para os estudantes. Como já fui aluno, sei muito bem a dificuldade que é o estágio. Normalmente quando a escola é de qualidade, ela avisa, através do coordenador do curso sobre as vagas de estágio, mas nem sempre isso acontece.

     Bom...primeiro explicarei como funciona. Para um aluno poder estagiar em qualquer empresa, há uma parte burocrática por trás disto. Primeiro tem de haver um contrato de convênio, entre a empresa e a escola.Pois bem, feito isto, quando surge uma vaga a empresa entra em contato com a escola solicitando alguns alunos para entrevistas. Ou a própria escola pode entrar em contato com a empresa perguntando da possibilidade do estágio.Claro e evidente que nem todas as escolas levam a fundo a preocupação com o estágio do aluno, deixando tudo nas mãos do mesmo.

     Ao aluno, independente da escola, eu aconselho a correr atrás.E há uma base para eu dizer isto.Tudo começa desde o primeiro período.Então darei algumas dicas de comportamento para vocês:

1 - Desde o começo, procure não entrar na turma do "oba-oba". Normalmente esta turma caiu da para-quedas no curso, e juntar-se a eles, significa que você também não quer nada com os estudos.Para o professor, mesmo sendo bom aluno, você está no grupinho, e por consequência no futuro pode perder uma boa indicação, seja de estágio ou mesmo de trabalho.

2 - Procure fazer perguntas e não exite em ficar após o horário para tirar outras duvidas ou curiosidades. Isso é algo que irá te acrescentar bastante, tanto para conhecimento da matéria, como para conhecimentos da área, mesmo não tendo aula sobre o assunto.Todo professor gosta de aluno interessado, e não precisa ser aluno nota 10 para ser bom.Lembre-se: decorar matéria não quer dizer que entendeu o conteúdo.

3 - Todo trabalho faça nas normas e com precisão. Isto é importante! Estar dentro das normas é um treinamento para seu posterior Trabalho de Conclusão de Curso(TCC), e quanto mais rico e pesquisado, irá chamar atenção de todos. Não se preocupe se o seu grupo não quer fazer nada e deixar tudo nas suas costas. Fato é que se você tiver que pesquisar tudo sozinho, irá aumentar mais ainda o seu conhecimento, e certamente os professores sabem muito bem quem fez e quem não fez.Não brigue com isso. Você só tem a ganhar!

4 - Ao chegar no meio do curso, mesmo não sendo obrigatório, converse com os professores e perguntem se estes sabem de algum estágio. Normalmente todos os professores trabalham na área, e se você seguir os passos acima, certamente ele irá querer você como seu estagiário.E se no meio você conseguir um estágio, até pode no final fazer outro, e adquirir mais conhecimentos.

5 - Faça amizades com pessoas certas. Isso vale para tudo. Pessoas certas podem ajudar no inicio de sua carreira. E sempre mantenha sua rede de conhecimento (network) o maior possivel. Amplie seus contatos de trabalho. Vá aos eventos de segurança. Algo bom é tentar ir nas SIPAT´s que tiver. Lá o leque poderá ser expandido.

6 - Faça seu marketing pessoal. Mantenha sua boa aparência. Para os homens, mesmo que tenha uma barba, deixa a bem cortada. Para as mulheres, evitem ir com roupas vulgares para escola. Não precisa ir bem vestido, só nã vá de qualquer jeito. Lembre-se que todo dia, é uma nova oportunidade. Sabemos que roupas não julgam seu caráter, porém aos olhos de um profissional da área, você pode transmitir uma falsa imagem de si mesmo.

7 - Sempre tenha seriedade nas aulas. Tudo tem sua hora e lugar.As vezes uma brincadeira fora de hora, faz você perder sua moral. Sempre há os momentos de descontração, por isso, em momento de falar sério, fale sério. Em momento de brincadeiras...brinque. 


     Estas são algumas dicas de comportamento na escola. Mesmo você não sabendo, no dia-a-dia, uma imagem é construída de todos nós. É o chamado Perfil. Há pessoas que após alguns meses de convivência, fica notado que esta não possui o perfil de um técnico em segurança. Outros caem como uma luva.Tente perceber de si mesmo e de seus colegas de classe seu perfil.Isso irá ajudar até mesmo em que segmento da área você irá querer atuar.

     Suas chances sempre irão aumentar, conforme as pessoas forem te notando. E nesse ponto há duas formas de ser notado:

  1. Você pode ser notado como o aluno "fanfarrão". Daqueles que mesmo que tire umas notas boas, não possue seriedade nem interesse.
  2. Ou você pode ser notado como aluno interessado, esforçado, que mesmo que tire notas baixas, procura sempre aprender, questionar e sugar todo o conhecimento que ali está sendo oferecido.

Então....o que você quer ser? 

O proximo post falarei como se comportar no inicio de um estágio!


Abraços

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

De Volta ao Ar!

     Olá amigos da Prevenção!

     Hoje gostaria de lhe informá-los que voltarei a postar no blog. Quase 1 ano após a última postagem, estou de volta.Algumas questões pessoais fizeram eu me afastar do blog.

     Volto com novidades. Agora temos do lado direito do blog, uma lista que preparei de alguns sites de Segurança do Trabalho, ou que estão relacionados de alguma forma.

     Espero que continuem a ler e a dar sugestões como sempre fizeram, me mandar e-mails e mensagens.

     Gostaria de dizer que não esqueci as sugestões de matérias, e já estou assando algumas no forno. Em breve postarei.

Um forte abraço!


Paulo Victor